RIOJA | Guia de Vinhos Espanhois
- By Julien Miquel (site Vivino)
- 10 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Em Rioja, os vinhedos são mais de 80% de uvas vermelhas.
Rioja é indiscutivelmente a mais famosa região vinícola espanhola. Mas mesmo se você reconhecer o nome, você pode não saber muita coisa sobre a própria região, e a variedade dos vinhos que produz.
La Rioja está localizado no Norte de Espanha. Enquanto as áreas costeiras do País Basco e de Navarra, apenas a norte têm influências oceânicas frias e úmidas do Atlântico, a região de Rioja é mais protegido. Uma vez que é no interior e protegido pela Cantabrian Mountain Ranges (Cordilheira Cantábrico), o clima local tende a ser quente e seco.

A região é dividida em três sub-regiões:
Rioja Alavesa está a uma altitude significativamente maior do que as outras duas sub-regiões e tem solos calcários distintas. Isso resulta em vinhos comparativamente mais leves com maior acidez e perfumes mais sutis.
Rioja Alta tem-ferro rico, solos calcário-argilosos, e é também a uma altitude relativamente elevada (Alta significa "alto" em espanhol). Muitas das melhores uvas e vinhos Rioja são produzidos aqui.
Rioja Baja (o que significa menor Rioja) tem um solo semelhante ao Rioja Alta, mas em uma altitude mais baixa. O clima é mais quente, resultando em uvas mais ricos e os vinhos mais cheios.
Fabricantes de vinhos em Rioja muitas vezes tirar proveito desta variedade de topografias e climas por lotação de vinhos de diferentes áreas e variedades de uvas para beneficiar das suas expressões complementares.
Principais variedades de uvas
Em Rioja, os vinhedos são mais de 80% de uvas vermelhas.
Tempranillo é a uva vermelha de Rioja. Ela está presente em quase todos os vinhos tintos Rioja, e é geralmente o principal componente das misturas.
Garnacha (Grenache) requer muito mais sol para amadurecer. Por conseguinte, é cultivado principalmente é a área mais quente Rioja Baja e traz o seu corpo inteiro e frutado às misturas.
Mazuelo (também conhecido como Cariñena ou Carignan) é uma uva de mistura tradicional, representado por pequenas plantações.
Graciano também representa uma pequena proporção dos vinhos feitos na Rioja, mas traz cor intensa e sabores para misturas. Alguns raros vinhos varietais Graciano pode ser espetacular.
Viura (também conhecido como Macabeo) é a principal uva branca local.
Estilos de vinho
Dependendo do produtor, vinhos de Rioja são adicionalmente divididos em dois estilos ou gêneros:
Estilo tradicional: envelhecido por um longo tempo em barricas de carvalho americano, resultando em suave e maduro, e evoluiu vinhos com abundância de especiarias e complexidade.
Estilo moderno: envelhecido por períodos mais curtos, às vezes em carvalho francês. Eles são frutados, mais tânico e mais em linha com estilo internacional moderna de vinhos tintos.
Obviamente, os vermelhos são o que define o nome Rioja. Alguns vinhos populares para serem procurados incluem:
Marqués de Riscal Reserva Rioja
La Rioja Alta Viña Ardanza Reserva
CVNE imperial Rioja Gran Reserva
Marqués de Murrieta Rioja Reserva Finca Ygay
Faustino I Rioja Gran Reserva
Para os nossos melhores recomendações Rioja, veja a 2016 concessões do vinho do estilo do Vivino para o espanhol Rioja Vermelho.
Comments