top of page

Como o Vinho Chileno Ficou Famoso?

  • Site VEM DA UVA
  • 16 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

O vinho chileno é sem dúvida um dos mais famosos do mundo. Os números apontam que cerca de 70% da sua produção anual é destinada à exportação, sendo que o Brasil se apresenta como um dos principais importadores.

No entanto, muitos se perguntam: Como o vinho chileno ficou tão famoso? Para saber a resposta, basta acompanhar nosso post de hoje.

Questões históricas

A história quanto à produção dos vinhos chilenos possui mais de 500 anos e começa com a chegada dos colonizadores espanhóis quando trouxeram as espécies de uvas adequadas para a produção da bebida.

A partir de 1818, quando o país conquistou sua independência, os chilenos que possuíam maior poder aquisitivo viajavam para a França e de lá, trouxeram novos hábitos que interferiram na produção de vinhos, transformando a produção da bebida em um lucrativo negócio.


Geografia

A geografia do país é bastante favorável e consiste num dos aspectos mais relevantes para que o vinho chileno ficasse tão famoso.

O país é detentor de um território verticalizado, permitindo a produção de vinhos em quase toda sua extensão, motivo este também que propicia uma imensa diversidade de uvas cultivadas.


Em se tratando da produção de vinhos, o território chileno é dividido em três partes:

  • Região da Costa: Esta área banhada pelo Oceano Pacífico possui clima frio, tornando o processo de amadurecimento das uvas bem mais lento, o que proporciona vinhos mais frescos. Nesta região, são produzidos predominantemente vinhos brancos oriundos da uva Sauvignon Blanc.

  • Região entre cordilheiras: Distante do litoral e das cordilheiras, essa região central do país recebe uma influência menos direta da costa e dos andes, favorecendo a produção de vinhos mais estruturados. Nesta parte do país, os vinhos tintos frutados e potentes são os que mais se destacam.

  • Região dos Andes: Nesta região, a altitude foi um dos principais fatores que contribuíram para que o vinho chileno ficasse famoso.

LEIA TAMBÉM

Como se Planta a Uva Para Vinho, é em Parreiras?

A qualidade dos vinhos produzidos nessa parte do país é imensa. Isso se deve à altitude e ao clima frio, favorecendo a produção de vinhos tintos com aroma e sabor mais elegantes.


Proteção natural

Outra das razões pelas quais o vinho chileno ficou famoso foi o fato do país não ter sido atingido pela praga Phylloxera Vastatrix, que assolou grande parte dos vinhedos pelo mundo todo em meados do século XIX.

O motivo do país não ter sido atingido foi graças à sua geografia, que proporciona uma natural proteção garantida pelo Oceano Pacífico a Oeste e pela Cordilheira dos Andes a Leste, fazendo com que os parreirais chilenos se mantivessem resistentes à praga.


Avanços tecnológicos

Com os avanços tecnológicos, as vinícolas chilenas passaram a incorporar recursos de ponta para facilitar a exploração de novas e antigas regiões, buscando estabelecer as melhores combinações de acordo com a variedade de uvas existentes no país.

Por estas razões, fica fácil perceber porque o vinho chileno ficou famoso. E então, gostou da leitura? Compartilhe comigo a sua opinião e continue acompanhando todas as curiosidades sobre a bebida.

Kommentare


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

De bebedor de cerveja a APRECIADOR DE VINHOS. Após morar quase 2 anos em Luanda/Angola, tive oportunidade de conhecer os paladares e nuances envolvendo o mundo dos vinhos.

Contato
 

Quer interagir ou sugerir alguma boa matéria? 

Entre em contato comigo, será um prazer trocarmos experiências ou até mesmo marcarmos uma boa degustação.

Agradecimentos aos Anunciantes
 

ESPAÇO DISPONÍVEL PARA O SEU PRODUTO

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por Ad Men. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page