top of page

Espumantes (continuação)

  • Site MHM
  • 7 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Qual a diferença entre Espumante, Prosecco, Champagne e Lambrusco?


Em toda grande comemoração ela está por lá. O espumante virou símbolo de festa e celebração. Apesar de muitas pessoas gostarem de brindar com a bebida carbonatada, poucos sabem a diferença entre as principais bebidas: espumantes, prosecco e champanhe.


O QUE É UM ESPUMANTE? Espumante é um vinho que passa por duas fermentações: na primeira, comum a todos vinhos, o açúcar do mosto das uvas é transformado em álcool; na segunda, fermentos colocados no líquido produzem o gás, as bolinhas. Essa segunda fermentação pode acontecer na própria garrafa, o chamado método champenoise, usado no melhor e mais conhecido espumante do mundo, o Champagne. Ou em grandes cubas fechadas de aço inox como se fossem autoclaves, o sistema charmat, mais rápido.


DIFERENÇA ENTRE ESPUMANTE, PROSECCO, CHAMPAGNE…


Espumante (ou sparkling wine) – um vinho branco (ou rosé) e efervescente, com gás carbônico. Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne, necessariamente.

Frisante – ele é um vinho menos gaseificado e com menos espuma do que um espumante.

Champagne – é também um vinho branco ou rosé espumante, só que produzido na região de Champagne, no nordeste França. Eles são produzidos obrigatoriamente à base apenas das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier. Só pode ser chamado de Champagne o fermentado de uva que for produzido na região.

Lambrusco – É um vinho frisante produzido a partir, principalmente, da uva lambrusco. É um vinho jovem, doce, originário da região da Emilia Romagna, na Itália.

Prosecco – a princípio, prosecco era um tipo de uva nativa da Itália. Há pouco tempo, transformou-se na nomenclatura de todo vinho efervescente produzido na região italiana de Vêneto. Diferentemente dos champagnes e dos cavas, os proseccos são elaborados pelo método charmat, onde a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de aço inox e não na própria garrafa. Alguns espumantes brasileiros conseguiram manter o direito de usar o nome Prosecco em seus rótulos por já produzirem às bebidas há muito tempo.

Sidra – A sidra é uma bebida preparada com sumo fermentado de maçã ou da pera. Os seus maiores produtores são Inglaterra (mais de metade da produção europeia, em especial nas regiões do sudoeste e Ânglia Oriental), Irlanda e França (sobretudo na Normandia e Bretanha).


NÍVEIS DE DOÇURA


Brut nature – sem açúcar

Brut – seco

Sec – levemente seco

Demi-sec – meio doce


COMO ABRIR A GARRAFA Evite chacoalhar para estourar a rolha. Cubra a garrafa com um guardanapo de pano, segure pela rolha e gire a base suavemente. Desta forma, a perda de gás será menor.


コメント


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

De bebedor de cerveja a APRECIADOR DE VINHOS. Após morar quase 2 anos em Luanda/Angola, tive oportunidade de conhecer os paladares e nuances envolvendo o mundo dos vinhos.

Contato
 

Quer interagir ou sugerir alguma boa matéria? 

Entre em contato comigo, será um prazer trocarmos experiências ou até mesmo marcarmos uma boa degustação.

Agradecimentos aos Anunciantes
 

ESPAÇO DISPONÍVEL PARA O SEU PRODUTO

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2023 por Ad Men. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page